• +55 11 4117-9983
  • contato@betait.com.br

Como melhorar a eficiência de sua empresa através da gestão de Processos – BPM

Como melhorar a eficiência de sua empresa através da gestão de Processos – BPM

Você só pode melhorar aquilo que pode gerenciar, só pode gerenciar aquilo que pode medir e só pode medir aquilo que realmente conhece como é executado.

Uma empresa que não conhece de forma clara seus processos está em total desvantagem frente as empresas que tanto conhecem como gerenciam e realizam melhorias constantes a cada dia.

 

  • Mas afinal, o que é BPM?

BPM é a abreviação de Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio.

O conceito BPM permite automatização e o aumento da perfomance e da visibilidade de todo o processo de negócios. Inicialmente é feita uma análise do processo e a modelagem do mesmo no ambiente tecnológico, que permite a simulação de mudanças e análise de possíveis melhorias. Uma vez feito isso, é possível implementar essas otimizações identificadas e, posteriormente, controlar – a partir de métricas definidas – a performance do processo, avaliar (até mesmo em tempo real) o impacto das alterações e se são necessárias mais mudanças para obtenção de melhores resultados.

O BPM tem como intuito trazer a tona informações pertinentes de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e para que os processos possam ser gerenciados possibilitando uma melhor tomada de decisões e visão do negócio como um todo.

 

  • Quem pode utilizar BPM?

Todas as áreas da empresa, que possuem algum tipo de processo em sua operação, podem utilizar o BPM. Listamos abaixo alguns exemplos de áreas e como podem utilizar o conceito:

– Áreas de Processos / Negócio – Autonomia para quem não é da área de TI modelar, automatizar e publicar processos de negócio

TI / Tecnologia – Áreas de tecnologia que querem entregar soluções de TI inovadoras e assertivas de modo mais veloz, com menor custo de desenvolvimento

– BPO’s – Implantar novos projetos de forma rápida e viabilizar mudanças em processos com menos esforço

 

  • Quais vantagens minha empresa pode obter com BPM?

– Transparência – É possível validar onde está a informação, identificar gargalos e aplicar melhorias rapidamente.

– Controle completo do processo – Fluxo de aprovações, medição de tempos, gráficos, alertas e segurança que os processos estão fluindo de maneira correta.

– Automação de processos e geração de evidências – Muitos processos manuais podem sem automatizados. Todo o fluxo pode ser registrado para consultas, relatórios ou gráficos.

– Redução de custos – Redução do desperdício de tempo, esforço, recursos e consequentemente, dinheiro.

– Produtividade – Com a redução do tempo e esforço, a produtividade é uma consequência automática.

 

  • Conclusão

A grande vantagem do BPM para uma empresa é a melhora continua dos processos permitindo que as organizações sejam mais eficientes, mais assertivas e mais capazes de mudanças do que aquelas com foco funcional, com abordagem de gerenciamento tradicional hierárquico.

Com a consultoria adequada, uma ferramenta de BPM mapeia, modela, executa, otimiza e automatiza todos os processos da sua empresa. Com todo o controle que esse método traz, é fácil de medir os resultados positivos!

A BetaIT conta com uma equipe especialista em BPM que pode ajudar a sua empresa a tornar sua operação muito mais clara e monitorável.

Entre em contato e agende uma apresentação sem compromisso.

Rodrigo Koike
Gerente Comercial da BetaIT Sistemas
http://www.betait.com.br

Patricia